Panelada
- harmonizaceara
- 5 de jul. de 2017
- 3 min de leitura
SOBRE A PANELADA
A Panelada é uma iguaria regional preparada com miúdos de boi e a pata do animal. Com clara influência portuguesa, notada pela semelhança dos ingredientes com o prato “Tripas à Moda do Porto”, a panelada foi adaptada aos insumos locais do interior do Ceará, tornando-se um prato de referência no Estado.
Acredita-se que teve origem no século XVII, período marcado por grandes caravanas exploradoras vindas de São Paulo com interesse comercial para desbravar a região Nordeste. Após um longo e sofrido dia de viagem, a refeição do grupo era bastante esperada e festejada. Os miúdos de boi, ingrediente principal do prato, necessitavam ser consumidos primeiro, por serem muito perecíveis, e a refeição, por praticidade, era preparada em uma única panela.
O prato é bastante associado ao convívio social, normalmente servido aos sábados e domingos.
HARMONIZAÇÃO DE PANELADA COM BELGIAN DARK STRONG ALE/QUADRUPEL
Rótulo utilizado: Rochefort 10
A panelada, prato gorduroso, condimentado e com seus intensos aroma e sabor, requer uma cerveja também intensa, para fazer frente à gordura desse prato, e complexa, para combinar com todos os seus temperos. A nossa sugestão para a harmonização é uma cerveja do estilo Belgian Dark Strong Ale. Essa ale belga de alto teor alcoólico consegue limpar o paladar para a próxima garfada e, ao mesmo tempo, consegue emprestar toda a sua complexidade de sabores maltados, frutas escuras e elementos condimentados resultando em uma experiência bastante interessante.
HARMONIZAÇÃO DE PANELADA COM STRONG GOLDEN ALE

Rótulo utilizado: Duvel
Para os que gostam de espremer limão na panelada, uma ótima sugestão é uma Strong Golden Ale que, com sua alta carbonatação e perfil condimentado, também é capaz de limpar o paladar e de casar muito bem com os temperos.
HARMONIZAÇÃO DA PANELADA COM DOUBLE IPA (INDIA PALE ALE)

Rótulo utilizado: Bodebrown Perigosa
Para os mais afoitos, que além de limão ainda adicionam molho de pimenta na panelada, uma Double IPA, cerveja forte, altamente lupulada que traz um forte amargor e com um centro levemente maltado, também pode ser uma ótima experiência.
RECEITA DE PANELADA
Ingredientes:
2 kg de bucho;
1/2 kg de tripa fina;
1 unha;
2 cebolas grande picadas;
3 tomates picados;
6 dentes de alho picados;
1 pimentão verde grande picado;
4 pimentas de cheiro picadas;
1 pimenta malagueta grande( sem semente) picada;
4 colheres (sopa) de azeite;
1 maço de coentro picado;
1 maço de cebolinha picado;
2 folhas de Louro;
2 limões;
Sal;
Pimenta do reino;
Coloral;
Cominho.
Modo de Preparo: Primeiro lave bem a tripa, frente e verso, e o bucho. Pique-os em pedaços médios, regue com suco de dois limões e aguarde 10 minutos. Leve à fervura com água por aproximadamente 30 minutos e após esse período, descarte a água e reserve os pertences. Limpe e raspe a unha e pique em pedaços, depois reserve. Em uma panela, refogue com azeite a cebola, o alho, o pimentão, a pimenta de cheiro e a malagueta. Acrescente o bucho, a tripa e a unha e deixe fritar por uns 10 minutos. Após a fritura, adicione o tomate, as folhas de louro, pimenta do reino, sal, coloral, uma pitada de cominho, metade do coentro e cebolinha na panela. Despeje uma xícara de água e deixe ferver em fogo baixo por aproximadamente 1 hora com a panela tampada, mexendo de vez em quando. Ajuste o sal, o coloral e, se necessário, adicione mais água. Cozinhe por mais 1 hora ou até que os pedaços estejam macios. Por fim, sirva com coentro e cebolinhas picados por cima. Acompanha arroz branco e farofa como guarnição, além de gomos de limão e um bom molho de pimenta.
___________________________________________________________________________________________
Autoria: Turma 2 do Curso de Beer Sommelier do SENAC Ceará (1º semestre de 2017)
Grupo responsável pela harmonização e pelos textos: ALEXANDRE ROMERO, ALEXANDRE TEIXEIRA, MAURO ALVAREZ
Comentarios