top of page

Harmonizações

Lagosta Grelhada

  • harmonizaceara
  • 5 de jul. de 2017
  • 2 min de leitura

SOBRE A LAGOSTA GRELHADA

Saborosa, requintada e que agrada aos mais diversos paladares, a lagosta é destaque na culinária internacional e também considerada um ícone da gastronomia cearense, sendo muito apreciada pelos turistas.


O Ceará é o maior exportador brasileiro do produto. As práticas de pesca predatória com o uso de mergulho com compressor e o desrespeito aos períodos de defeso tem levado a uma queda drástica na sua produção e disponibilidade resultando em elevação dos preços.


O crustáceo é rico em proteínas e minerais e pobre em calorias e lipídeos, o que o torna bastante saudável para o consumo. Gratinada ao alho e óleo, a termidor e grelhada na brasa ou chapa com manteiga são as formas de preparação mais consumidas.


Na nossa harmonização escolhemos a forma mais simples e usual de preparo: a lagosta grelhada. Ideal para ser consumida na praia, em uma reunião de amigos ou de família, de preferência à beira da piscina, a lagosta grelhada, por ser um alimento de baixa intensidade, pede como acompanhamento uma cerveja refrescante, com alta drinkability, com sabor discreto e de corpo leve. De fato, em se tratando de um alimento tão saboroso, a cerveja que a acompanha não pode ser intensa ou complexa a ponto de lhe retirar o brilho.


HARMONIZAÇÃO DE LAGOSTA GRELHADA COM MUNICH HELLES

Rótulo utilizado: Paulaner Munich Helles

A Munich Helles revela-se como uma ótima opção de harmonização, não apenas porque preenche todas as exigências acima citadas, mas também porque o leve dulçor característico do estilo aproxima-se muito do também discreto dulçor presente na lagosta grelhada, de modo que a combinação na boca torna-se harmônica e o dulçor, apesar de presente, não é enjoativo. O dulçor do malte com um toque de amargor equilibra a untuosidade da manteiga ou azeite utilizados na preparação do grelhado, sem sobrepujar a delicadeza da carne da lagosta.

HARMONIZAÇÃO DE LAGOSTA GRELHADA COM WITBIER

Rótulo utilizado: Hoegaarden


Se a ideia para o serviço da lagosta grelhada é acompanhá-la de um molho um pouco mais intenso, feito, por exemplo, à base de azeite, vinho branco, alho, alcaparras etc., a Witbier funciona maravilhosamente bem, pois, além de ter também os atributos de leveza e alta drinkability, outros elementos nela presentes, como a alta carbonatação, o cítrico que remete à casca de laranja, além do condimentado, geralmente associados à semente de coentro, dão àquela cerveja mais sabor e presença necessários para acompanhar o grau a mais de intensidade que o molho da lagosta passa a exigir, fazendo que esta última brilhe ainda mais em uma explosão de sabores.

RECEITA DE LAGOSTA GRELHADA

Ingredientes:

  • Lagosta

  • Sal

  • Pimenta do Reino

  • Manteiga

  • Alho

  • Limão

  • Salsinha e alcaparras opcionais

Modo de preparo: A preparação é muito simples e utiliza poucos ingredientes. Geralmente utiliza-se a lagosta fresca, que ainda não passou por congelamento. A lagosta é cortada e dividida ao meio longitudinalmente, com ou sem a cabeça. Opcionalmente, pode-se abrir a cauda ao meio pelo dorso estilo "borboleta". Utiliza-se apenas sal e/ou pimenta moída na hora e gralhada na chapa ou na brasa regada a manteiga ou azeite. Molhos mais elaborados com manteiga, alho, alcaparras limão ou vinho também são comuns.

___________________________________________________________________________________________

Autoria: Turma 2 do Curso de Beer Sommelier do SENAC Ceará (1º semestre de 2017)

Grupo responsável pela harmonização e pelos textos: SABRINA PINHEIRO, GUSTAVO PIRES, GEORGE RODRIGUES

Comments


Menu Rápido
bottom of page