Feijão Verde
- harmonizaceara
- 5 de jul. de 2017
- 2 min de leitura
SOBRE O FEIJÃO VERDE
O Feijão Verde é uma das especialidades da culinária cearense tradicional. O principal insumo utilizado em seu preparo é, como se pode deduzir, o próprio grão do feijão, mas ainda conta com queijo coalho, creme de leite, requeijão, cebola, cheiro verde e sal. O feijão é um tipo de leguminosa, cuja nomenclatura científica é Phaseolus vulgaris.
O prato típico das mesas cearenses revela uma complexidade sensorial em seu sabor em razão da combinação feita entre o feijão, que é rico em vitaminas e fibras, de baixo valor calórico, sem gorduras e sem colesterol, com o toque gorduroso advindo do queijo, do creme de leite e do requeijão.
A título de curiosidade, as várias linhagens de feijões são encontradas nas mais diversas regiões do globo graças aos movimentos migratórios e às expedições comerciais das populações. No Brasil, em particular no Nordeste, o feijão é amplamente utilizado na culinária, seja como prato principal ou acessório, fazendo parte da cultura gastronômica do povo brasileiro, sendo conhecido por sua relevância nutricional.
.
HARMONIZAÇÃO DE FEIJÃO VERDE COM BROWN ALE

Rótulo utilizado: Brooklyn Brown Ale
A Brooklyn Brown Ale é uma cerveja do tipo American Brown Ale, produzida pela Brooklyn Brewery, notável cervejaria americana. Essa cerveja conseguiu combinar o melhor que há nos estilos das ales inglesas do Norte, que são secas e fortes, com as ales inglesas do Sul, que tendem a ser mais leves e adocicadas. Em termos sensoriais, essa cerveja apresenta certa complexidade, principalmente pelo modo americano de inserir o lúpulo no aroma e sabor de suas receitas. Essa breja possui cor entre o castanho e o marrom, um sabor maltado, junto com um leve frutado, assim como notas de caramelo, chocolate e café. Possui 5,6% ABV e IBU 30. Apesar da complexidade, a Brooklyn Brown Ale é suave e apresenta ótimo drinkability.
A harmonização se dá por semelhança, pois o Feijão Verde e a Brooklyn Brown Ale apresentam complexidades sensoriais como característica. Durante a harmonização, os dois sabores se fundem de modo a criar um terceiro sabor, potencializando a experiência gustativa. Não há disputa entre o alimento e a bebida pelo protagonismo, o que ocorre é uma verdadeira simbiose. O maltado da Brown Ale consegue cortar o caráter untuoso do Feijão Verde, ao passo que as notas de caramelo, café e chocolate se relacionam muito bem com as notas lácticas do feijão.
RECEITA DO FEIJÃO VERDE
Ingredientes:
500g de feijão verde
Queijo coalho
1 caixa de creme de leite
3 colheres de sopa de requeijão
Cebola refogada
Sal à gosto
Cheiro verde
Modo de preparo: cozinhar o feijão em pouca água. Após o cozimento, adicionar queijo coalho em cubos, cebola refogada, creme de leite, requeijão, sal e cheiro verde. Manter em fogo baixo até engrossar.
___________________________________________________________________________________________
Autoria: Turma 2 do Curso de Beer Sommelier do SENAC Ceará (1º semestre de 2017)
Grupo responsável pela harmonização e pelos textos: MARCIA LACERDA, TALITA GOES, DANILO TÁVORA, ALAN KEMPS
Comments