top of page

Harmonizações

Doce de Caju

  • harmonizaceara
  • 5 de jul. de 2017
  • 2 min de leitura

SOBRE O DOCE DE CAJU

Fala-se que o encanto do brasileiro por doces remonta ao período da colonização portuguesa, uma vez que os portugueses sempre tiveram grande admiração e fascínio por doces e bolos.


A instalação de engenhos e o cultivo da cana-de-açúcar, aliados à tradição doceira dos portugueses, tiveram papel fundamental para o crescimento dessa cultura de produção de doces artesanais que, no Brasil, ganhou ainda mais força pela diversidade de sabores tropicais aqui encontrados. A calda, que surgiu a partir do advento do açúcar, fez com que as frutas da terra pudessem ser transformadas em compotas e doces nobres, presentes nas mesas coloniais. Aos poucos, o hábito de se comer determinados tipos de doces, de acordo com as frutas encontradas com abundância em cada região, ganhou popularidade.


O caju é encontrado em cajueiros, que se desenvolvem com abundância na região Nordeste. O Ceará é um dos seus principais produtores, o que contribui para que o doce de caju possa ser considerado um dos pratos típicos de nossa região.

HARMONIZAÇÃO DE DOCE DE CAJU COM GUEUZE

Rótulo utilizado: St. Louis Premium Gueuze

Para fugir um pouco do "lugar comum" de combinar sobremesas doces com cervejas de alta intensidade alcoólica e amargor para contrastar com o dulçor do prato, a Gueuze, de preferência as que apresentem acidez não muito acentuada, revela-se como uma opção ao mesmo tempo ousada e certeira como acompanhamento para um doce de caju em calda. O segredo para o sucesso dessa harmonização está no contraste entre o doce da sobremesa e o azedo que este estilo de cerveja apresenta. A combinação dos dois elementos aparentemente contrastantes, nesse caso, forma na boca um terceiro elemento surpreendente, equilibrado e ainda melhor que o prazer advindo da apreciação de cada um deles de forma separada.

RECEITA DE DOCE DE CAJU

Ingredientes:

  • 4 cajus sem as castanhas (cortados em 4 partes)

  • 1 xícara de açúcar

  • 2 xícaras de água

  • especiarias (cravo e canela em pau) são opcionais

Modo de preparo: Retire as castanhas, corte o caju em 4 pedaços e reserve. Em uma panela, coloque a água, as especiarias e o açúcar e mexa de vez em quando. Deixe cozinhar por 20 minutos. Coloque os cajus, mexa bem e deixe cozinhar até engrossar e ficar escuro. Caso queira mais calda, coloque mais água. Retire e deixe esfriar.

___________________________________________________________________________________________

Autoria: Turma 2 do Curso de Beer Sommelier do SENAC Ceará (1º semestre de 2017)

Grupo responsável pela harmonização e pelos textos: SABRINA PINHEIRO, GUSTAVO PIRES, GEORGE RODRIGUES

Comments


Menu Rápido
bottom of page