top of page

Harmonizações

Caranguejo Cearense

  • harmonizaceara
  • 5 de jul. de 2017
  • 2 min de leitura

SOBRE O CARANGUEJO CEARENSE


Entre marteladas e risos, o cardápio de quinta-feira no Ceará vem com um item especial: trata-se da caranguejada, um dos pratos mais tradicionais da culinária cearense. Servida normalmente com farofa, a iguaria tem um modo peculiar de ser degustada, exigindo um pouco de trabalho. Para encontrar a carne do caranguejo é necessário quebrar a carcaça do animal.


Normalmente, esse processo é feito com o auxílio de um pequeno martelo. O prato é saboreado aos poucos, com a retirada de cada membro do animal. Recomendamos que a garra seja deixada para o final, por ser o pedaço mais saboroso do crustáceo.


Bares e barracas de praia, que contam com música ao vivo e shows de comédia, são os destinos preferidos dos turistas que querem provar o prato na capital Cearense.


HARMONIZAÇÃO DO CARANGUEJO COM WITBIER

Rótulo utilizado: Leopoldina Witbier

A Leopoldina Witbier é uma cerveja brasileira, que segue a escola belga. É elaborada com casca de limão siciliano e semente de coentro, apresentando aroma cítrico e condimentado, leve e refrescante. Coloração amarela, turva devido ter sua composição de trigo e aveia, com formação de um colarinho branco, denso e de boa persistência.


Na harmonização se sobressaem o limão siciliano e a semente de coentro presentes na cerveja. Primeiro, sente-se a presença cítrica que complementa o sabor do caranguejo - se o caranguejo for bem temperado haverá um maior equilíbrio. A carbonatação da cerveja ajuda a quebrar a gordura e dá uma refrescancia junto com o citrico, o que casa perfeitamente com o clima Cearense.

HARMONIZAÇÃO DO CARANGUEJO COM GERMAN PILS

Rótulo utilizado: Bitburger German Pils

A Bitburger, alemã, é fabricada com cevada cuidadosamente selecionada, com a água pura e cristalina do Eifel e com ótimo lúpulo, segundo a Lei da Pureza alemã. A cerveja é maltada, porém há uma presença bem clara do lúpulo. Sua coloração é amarelo dourado, límpida e translúcida, com formação de colarinho branco com boa persistência.


Uma harmonização muito bem equilibrada. O malte, bastante presente na cerveja, complementa o sabor do caranguejo e o amargor do lúpulo deu um corte na gordura e limpou a boca, pedindo por mais caranguejo e por mais cerveja.

___________________________________________________________________________________________

Autoria: Turma 2 do Curso de Beer Sommelier do SENAC Ceará (1º semestre de 2017)

Grupo responsável pela harmonização e pelos textos: GERLANO PESSOA, AURELIANO CAVALCANTE, MARIE-LOUISE LIMA, VICTOR PESSOA

コメント


Menu Rápido
bottom of page